Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Quem Somos

ADEFIPE - Associação dos Deficientes Físicos de Penapolis

    Somos uma entidade não governamental, criada em 16 de dezembro de 1989, com o objetivo de fornecer assistência a pessoa com deficiência em sua inclusão na sociedade, através de atendimentos coletivos e individuais realizados em domicilio ou na sede da associação, localizada a Rua Brasil nº 951, Vila Martins, na cidade de Penápolis SP.
    A Associação tem atendimento de segunda a sexta das 8h às 14h e conta com 1 auxiliar administrativo, 1 fisioterapeuta e 1 assistente social com atendimentos que compreendem ações de assistência social e fisioterapia tendo disponibilidade, sem fins lucrativos, a empréstimos de acessórios de mobilidade tais como: cadeiras de roda, cadeira de banho, muletas, botas ortopédicas, colchão hospitalar, cama hospitalar entre outros. Oferecemos também, oficinas de costura e bordado, palestras, encontros recreativos realizados, atualmente, por uma equipe multiprofissional
    Na fisioterapia cada paciente tem seu tratamento especifico de acordo com suas necessidades e limitações (são atendidos pacientes de Ortopedia e também neurologia). O Pilates oferecido, é uma forma de fortalecimento, condicionamento físico e alongamento, realizado através de equipamentos padronizados.
    O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Deficientes e Idosos, presta atendimento e acompanhamento a 30 usuários com foco no fortalecimento de vínculos, desenvolvimento de atividades de vida diária, autonomia, inclusão e equidade por meio de ações como a acolhida e escuta qualificada, visitas domiciliares, orientação individual e familiar quanto ao acesso à dispositivos e políticas públicas disponíveis.
    Atualmente, a ADEFIPE conta com poucos associados, que contribuem com uma pequena mensalidade espontânea, sendo de fundamental importância, doações dos mais diversos tipos para prosseguimento de nossas ações.
    Logo, a Associação dos Deficientes físicos torna-se uma entidade beneficente de fundamental importância na sociedade, uma vez que o último censo IBGE de pesquisa de 2023, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência e em pesquisa de 2022 sobre a população idosa, constam aproximadamente 32 milhões, que corresponde a 15,6% da população total, e o trabalho executado pela entidade é baseado no compromisso social de promover inclusão e cuidado não só da pessoa com deficiência, como de seus familiares.